.

.

sábado, 28 de dezembro de 2013

CINEMA: Anna Karenina


anna_karenina_xlg
 

A trama gira em torno do caso extra-conjugal da personagem que dá título à obra, uma aristocrata da Rússia Czarista que, a despeito de parecer ter tudo (beleza, riqueza, popularidade e um filho amado), sente-se vazia até encontrar o impetuoso oficial Conde Vronski. 

No decorrer da obra, também são tratadas questões importantes da vida no campo na Rússia da época, onde algumas personagens debatem a respeito das melhores maneiras de gerir suas propriedades de terras, bem como o tratamento com os camponeses, então chamados de mujiques

O triângulo Alexei Karenin – Anna Karenina – Vronsky (que é a história central), Ana e Vronski se apaixonam, mas precisam conviver com o orgulho de Alexei que não aceita o divórcio. Ana é consumida pelo amor que sente por Vronsky e isso faz com que ela viva angustiada e sem paz de espírito. 

Dolly e Stiva: A história começa com Anna tendo que socorrer o casamento do irmão que foi descoberto cometendo adultério. Anna consegue estabelecer um acordo de paz entre Stiva e Dolly, para manter as aparências perante a sociedade (coisa que, aliás, Anna abomina em Alexei quando ele tenta fazer o mesmo no casamento deles). Em resumo Dolly e Stiva ficam juntos, mas sem amor, por convenção e porque dessa forma é mais “fácil”. 

Levin e Kitty: No começo do livro Vronsky estava aqui, formando este triângulo. Levin (que pra mim acabou sendo o personagem principal) é apaixonado por Kitty e vai a cidade para pedi-la em casamento, mas encontra Kitty apaixonada por Vronsky e acaba sendo rejeitado, mas – coitada da Kitty – ela também acaba rejeitada por Vrosnky que vai embora atrás de Anna. Então são capítulos e mais capítulos de Levin na fazenda refletindo sobre amor, agricultura e política, tentando de todas as formas superar Kitty, mas sem ter sucesso. 

O livro de Tolstói começa com uma das frases mais conhecidas da literatura e acredito que ela resuma bem o que o livro conta: “Todas as famílias felizes são iguais. As infelizes o são cada uma à sua maneira”. 

6a00d83467174c53ef017c381f5e91970b
Anna_Karenina-19-9-9
Anna-Karenina_Anna_Keira
anna-karenina-1
anna-karenina2
Anna-Karenina-Train-Station


orkut_1651






Nenhum comentário:

Postar um comentário